Melhor professor do mundo doa 80% do salário aos alunos mais pobres

Peter Tabichi dá aulas no Quénia e este domingo venceu o Global Teacher Prize 2019.

O professor de matemática e física, e padre, Peter Tabichi, recebeu este domingo o prémio de melhor professor do mundo. O galardão da Global Teacher Prize foi entregue pelo príncipe do Dubai, Hamdan bin Mohammed bin Radish Al Maktoum e por Hugh Jackman. 

Tabichi ensina matemática e física numa escola localizada numa zona remota do Quénia e doa 80% do salário aos alunos mais pobres. Sem o dinheiro doado pelo professor, a maioria dos alunos não conseguia ter acesso a material escolar.

“ESTE PRÉMIO DIZ AO MUNDO QUE ELES CONSEGUEM FAZER QUALQUER COISA”

JON GAMBRELL

“Todos os dias, em África, viramos uma nova página e um novo capítulo. Hoje é outro dia. O prémio não me reconhece a mim, mas sim um continente de jovens. Estou aqui apenas por causa do que os meus estudantes conquistaram. Este prémio dá-lhes uma hipótese. Diz ao mundo que eles conseguem fazer qualquer coisa”

Membro da ordem religiosa católica dos Franciscanos, o professor vai receber um milhão de dólares, cerca de 880 mil euros.

No discurso de agradecimento, Peter Tabichi sublinhou que “os professores têm importância” e que “ser professor é uma profissão nobre”.

“Os jovens de África não voltarão a ser travados por baixas expetativas”, afirmou.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo