As lojas e os supermercados da cidade do Lobito, em Benguela, continuam a registar fraca procura de variedades de cabazes, a um dia da festa de Natal, por causa dos preços altos que estão a retrair os consumidores, constatou a Angop nesta segunda-feira.

Apesar da oferta diversificada de cabazes de Natal, a maior parte das famílias prefere comprar o essencial em armazéns de venda a grosso, priorizando os produtos da cesta básica (óleo alimentar, batata, ovos, azeite doce e bebidas diversas) para celebrar a quadra festiva.

Na supercifície comercial Soprite, embora com movimento frenético de pessoas, desde as primeiras horas do dia, há uma reduzida procura de cabazes.

Nesta superfície comercial, por exemplo, uma posta de bacalhau, embalado num pacote com 0,810kg, está a custar 5.999 kwanzas (Akz), contra os cerca de 2.900 Akz do ano passado.

O consumidor José Culembe afirma que a diminuição do poder de compra dos cidadãos em período de crise leva-os a optarem por armazéns, onde buscam produtos essenciais, como açúcar, arroz, gasosa e bebidas espirituosas.

Carolina Maria, outra cliente, que saía de um armazém com bebidas e sumos, queixa-se da subida do preço do bacalhau nos supermercados da cidade do Lobito, que saiu de  três mil kwanzas, na semana passada, para sete mil.

Por sua vez, Josefa Feliciano, que veio da zona Comercial do Lobito, revela já ter comprado boa parte dos produtos, pelo que hoje, a um dia do Natal, procurou apenas bebidas para não faltar nada à mesa.

António João Nhany e Félix Chimuco, gerentes de dois armazéns de produtos diversos no bairro da Caponte, zona urbana do Lobito, mostraram-se animados com as vendas, por estes dias.

Tal como apurou a Angop, nos armazéns, alguns produtos sofreram um ligeiro aumento de preços, como é o caso do açúcar de 50kg, que há poucas semanas custava cinco mil kwanzas e agora está a ser vendido a oito mil e quinhentos kwanzas.

O saco de arroz de 25kg, antes vendido a cinco mil kwanzas, está neste momento a ser comercializado a cinco mil e 400 kwanzas, enquanto o leite da lata de 2500 gramas, está quatro mil e 950 kwanzas, a caixa de massa alimentar 2.150 Akz e fuba de 25 kg 4500 kwanzas mantém os mesmos preços.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo