Tal como a REFORMA EDUCATIVA, a OPERAÇÃO RESGATE será um falhanço.

Estão a colocar novamente a carroça a frente dos bois.

As medidas económico-legais devem ser antecedidas de um estudo histórico-sociológico profundo e realista.

Apenas um exemplo: na Cuba não é obrigatório andar com o cinto de segurança num carro porque maior parte dos carros são dos anos 40 e 50 e não possuem cinto de segurança. Uma situação que dependeu de factores exógenes… No entanto, a Cuba tem um dos menores índice de acidentes de viação do mundo fruto do alto nível de educação do seu povo. A criminalidade também é baixíssima.

Este exemplo só ilustra que os males que enfermam uma sociedade combatem-se investindo na Educação, combatem-se investindo mais no sector social.

Os avultados desvios de fundos públicos e a falta de políticas sociais concretas é que levaram ao surgimento de zungueiras, de pedreiros e electricistas sem licença profissional, de explicadores sem agregação pedagógica, de lavadores de carros, etc., gente que não paga impostos ao Estado.

Muitas dessas ilegalidades provocadas pelo Estado beneficiam o próprio Estado, pois essas mães zungueiras e pais pedreiros apenas buscam sustento mínimo para os seus filhos, não procuram enriquecimento como fazem alguns gestores públicos com o desvio do erário.

Muitas dessas mães e pais a quem conceberam a Operação Resgate, apenas procuram um dinheirito para comprar um manual escolar colocado no mercado paralelo por um “iluminado” que o desviou do estoque do Estado; apenas procuram um dinheirito para comprar um fármaco elementar que o Estado não consegue dar.

Esses lavadores de carros muitos deles são filhos de antigos combatentes com deficiência motora ou visual aos quais o Estado não ampara condignamente – 20 mil kwanzas para um deficiente de guerra é um insulto a própria história. Muitos desses lavadores de carros são órfãos de militares tombados pela Pátria. SÃO ESSES QUE A OPERAÇÃO RESGATE VAI AFUNDAR AINDA MAIS.

A Operação Resgate só fará sentido se apertar os prevaricadores ricos e não os pobres que apenas querem sobreviver…

“Educai as crianças e não tereis necessidade de punir os adultos” PITÁGORAS.

Anotem ali no livro das CONOTAÇÕES que o Zito Paiva falou mais.


Por: Zito Paiva |Facebook


Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo