José Carlos Lourenço desempenhou, nos últimos quatro anos, as funções de COO do Grupo Global Media, tendo sido eleito em 2017 Personalidade dos Media em Portugal nos Prémios Meios e Publicidade. Foi ainda Administrador Executivo do Grupo Impresa tendo desempenhado funções em todos os meios do Grupo, incluindo televisão, imprensa e digital.

José Carlos Lourenço, que vai assumir funções de director-geral da ZAP em Junho, diz-se “muito entusiasmado com a oportunidade de se juntar a um projecto ganhador, com uma fantástica equipa com elevado reconhecimento dos seus clientes e com ambição de crescimento nos vários mercados em que opera”, refere o comunicado recebido pelo Novo Jornal Online.

O gestor vai substituir no cargo Nuno Aguiar, que, segundo o mesmo comunicado, “irá assumir funções de grande responsabilidade no âmbito da NOS”.

A ZAP, fundada em 2010, é a empresa líder de distribuição de TV por satélite em Angola e Moçambique, detida em 70% por Isabel dos Santos e em 30% pela NOS. Isabel dos Santos faz também parte da estrutura accionista da Nos, através da Zopt, uma “holding” entre a empresária e a Sonae.