Governo angolano suspende atribuição de novas bolsas externas

As dificuldades financeiras resultantes da crise económica do país obrigaram o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) a suspender temporariamente a atribuição de novas bolsas de estudos externas no ano lectivo 2018, informou hoje a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.



A instituição tem sob seu controlo 30 mil e 308 estudantes angolanos bolseiros, dos quais 5.598 bolseiros externos.

O país com maior número de bolseiros é Cuba, com 2.556 estudantes, seguido da Rússia e depois a Argélia.

A ministra, que falava durante um ciclo de palestras incluídas no programa comemorativo do 38º aniversário do INAGBE, afirmou que a dificuldade financeira obrigou a redução do número de bolsas atribuídas ao longo dos anos e forçou a suspensão temporária de novas bolsas externas para se poder atender o compromisso que o INAGBE tem com estudantes em 29 países.

Maria do Rosário Sambo avançou que melhorar a credibilidade nas concessões de bolsas de estudo, permitir que os estudantes projectem os custos da formação e uma calendarização e gestão eficaz dos seus recursos, entre outras medidas, constituem a aposta da instituição para os próximos tempos.

Para a concretização dos desafios, a instituição conta com o envolvimento dos actores do subsistema de ensino superior para que tenha reflexos práticos na gestão e estabilidade do estudante durante a sua formação.

A responsável afirmou que a instituição tem a missão de fornecer melhores serviços alicerçados em soluções tecnológicas e no serviço de qualidade e quantidade dos recursos humanos.

Para si, o contínuo crescimento do número de estudantes universitários no país tem sido progressivo, apesar de ser ainda insuficiente, face a demanda da sociedade.

A atribuição de bolsas de estudos internas e externas é uma das medidas do Executivo para que haja maior um número de estudantes no ensino superior, principalmente aos que têm maior dificuldade financeira.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo