Novo bispo de Benguela deve tomar posse nos próximos dias

O Papa Francisco transferiu o bispo António Jaka da Diocese de Caxito para a de Benguela, revela uma carta, datada de segunda-feira, na qual o  povo cristão é exortado “a orar uns pelos outros”.

A transferência de D. António Jaka foi divulgada na quinta-feira à imprensa pelo director do Gabinete Diocesano da Comunicação e Imprensa, padre Cristóvão Salazar. Segundo o prelado, o antigo bispo da diocese de Caxito soube cumprir a sua missão na província do Bengo, contribuindo para o crescimento da Igreja.
O padre Cristóvão Salazar garantiu que a Diocese de Caxito vai continuar a dar o seu apoio ao bispo António Jaka com orações, para que seja bem sucedido na sua nova missão eclesiástica na província de Benguela.
O novo bispo de Benguela substitui no cargo Dom Eugénio Del Corso e torna-se no quarto bispo da diocese, fundada em 1974, por Dom Armando Amaral dos Santos, que foi substituído por Dom Óscar Braga em 1975.
António Jaka nasceu na província de Malanje a 3 de Novembro de 1963 e fez os  primeiros votos religiosos em 1987, tendo sido ordenado presbítero em 1991. Desempenhou, desde 2002, o cargo provincial dos Padres do Verbo Divino em Angola, tornando-se o primeiro bispo Verbita natural de Angola. António Jaka foi nomeado a 6 de Junho de 2007 bispo da Diocese de Caxito, sendo o seu primeiro bispo.

Papa lava pés

Papa Francisco celebrou na “quinta-feira santa” mais uma vez uma missa numa prisão e lavou os pés a doze reclusos de sete países, incluindo dois muçulmanos, um ortodoxo e um budista.
Depois de um breve encontro em privado com os reclusos doentes, o chefe da Igreja Católica, que anunciou que vai ser operado às cataratas no próximo ano, celebrou a missa da “última ceia” e o ritual do “lava-pés” com doze detidos de sete países, na prisão romana de Regina Coeli.
“Cada um tem a oportunidade de mudar de vida e não deve ser julgado”, sublinhou Jorge Bergoglio na homilia transmitida pela Rádio Vaticano. Desde o início do seu pontificado, Francisco decidiu celebrar o ritual fora do Vaticano.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo