Now Reading:
Se Benguela imitasse Lubango?

Se Benguela imitasse Lubango?

Dados históricos disponíveis afirmam que aquando do 27 de Maio de 1977, existiu a comissão de lágrimas que interrogava os supostos fraccionistas ou seja indivíduos que pretendiam segundo a lenda oficial fazer golpe de Estado em Angola.
Faziam parte desta comissão pessoas implacáveis que quase não deixavam os acusados respirarem e quando sentiam-se incapazes, recorriam aos serviços dos militares. Logo à vítima acabava por confessar ou inventar informações para sobreviver.
Podemos almejar a criação de comissão não de lágrimas mas sim da verdade em Benguela, porquanto a situação impõe. Uma parte da praia do pequeno Brasil nesta cidade, foi cedida e autorizada a erguerem no local um empreendimento para interesses empresárias.
Ora, a comissão criada teria apenas a missão de interrogar publicamente os envolvidos ( acesso ilimitado aos populares, uma espécie do que faz o Senado Americano) quer os investidores quer as autoridades administrativas actuais e anteriores para explicarem detalhadamente o que sucedeu. (Iriamos saber onde está o gato!).
Pois, não acreditamos na “inocência” ou no lapso do acto administrativo que pode ser legal mas injusto por ferir o interesse público. Portanto, é urgente uma posição oficial de todo este teatro. (Não bastará que o governador de Benguela ou outra entidade reponha a justiça, precisaremos saber o aconteceu? Quem fez? Quando fez? Que motivos?).
Por outro lado, os benguelenses sobretudo figuras notáveis da sociedade devem sair do esconderijo do partido e dos interesses de grupo para a defesa dos mais nobres valores da cidade. Pois, libertem-se do medo (pelo menos hoje) e de fazerem ruido com a boca fechada sobre as quatro paredes de casa. O dia é hoje! O futuro será o vosso juiz?
Os pedagogos dizem que as crianças aprendem imitando. Ora, no Lubango o problema da piscina do povo privatizada voltou para a esfera pública e o país não parou.
“Não podemos imitar”.
Haja juízo, agora ou nunca!
Domingos Chipilica Eduardo

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo