Now Reading:
Albano Pena: o homem que humilhou o MPLA no Balombo  

No interior de Benguela também se faz política. Nas últimas eleições a província viu o nascer de um “verdadeiro animal” político, no município do Balombo. Albano Pena, nomeado em 2013, a secretario municipal da UNITA foi a maior revelação da política benguelense dos últimos tempos. Vindo da comissão municipal eleitoral, Pena deixou para trás os velhos hábitos e revelou-se num excelente fenómeno de popularidade no Balombo, terra do interior de Benguela com mais 100 mil habitantes.

Os números falam por si, em 2012, nas eleições gerais a UNITA obtivera perto de 15 mil votos e o MPLA cerca de 32 mil. Passados cinco anos, Albano Pena com a sua UNITA protagonizou a maior virada na história eleitoral na província ao dar “cabazada” ao partido no poder, tendo alcançado perto de 34 mil votos, contra 15 mil do MPLA. Foi a maior humilhação eleitoral do “maioritário” na província.

Afinal qual foi o segredo da vitória da UNITA no Balombo Balombo, vila de beira-estrada entre a cidade das acácias e a capital do planalto, Huambo?

No trabalho. Albano Pena    focou na gestão de resultados, numa arma política “letal” e conseguiu conquistar o povo. Em pouco tempo, passou a ser reverenciado dentro e fora do município.

Ao contrário dos demais trancado em gabinetes, o político fez da rua o seu escritório de eleição, sentiu o calor das ruas ou o “cheiro das massas”, caminhou nas trilhas percorridas por suas bases. Além de ter preparado bem o discurso, marcado pela fluidez de ideias compreensíveis o que ajudar a elevar a sua ima­gem e de seu partido.

  Pena, professor de profissão, foi convertido em um verdadeiro avatar da sorte na política daquela região da província. Aos olhos dos habitantes do Balombo, ele se diferenciou por exibir um novo jeito de fazer política – mais em sintonia com os anseios de moralidade, eficiência e seriedade almejados pela população nos dias de hoje. Em poucos anos, como já dissemos, Pena virou o jogo e tornou o município num verdadeiro bastião da UNITA. Coleciona reconhecimentos e apoios. Segue, como nenhum outro, em alta para as eleições as autarquias.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo