A notícia, assim como ela acontece

Procura de engenheiros aumenta e salários também

No âmbito do Dia Nacional do Engenheiro, celebrado no dia 27 de Novembro, a Michael Page disponibilizou dados sobre a profissão e o sector. Os números já conseguidos demonstram os diferentes salários nos vários sectores de engenharia e um aumento na procura destes profissionais, que está a provocar aumento salarial na ordem dos 15%.

A empresa de consultoria está a desenvolver um estudo sobre recrutamento em engenharia, para 2018, e apresenta alguns resultados preliminares: relativamente aos salários para o sector da indústria, na cidade de Lisboa, um responsável de manutenção poderá ganhar entre 40 e 60 mil euros brutos anuais; e no Porto entre 44 e 58 mil euros.

Já a remuneração de um engenheiro de processos varia entre 26 e 42 mil euros em Lisboa e 23 e 39 mil euros no Porto. Os valores para as funções de engenheiro de qualidade variam entre 28 mil euros e 34 mil euros em Lisboa, e 24 mil euros e 32 mil euros no Porto.

Os ordenados para o sector da construção apresentam intervalos, por exemplo, para chefe de obra entre 31 mil e 45 mil euros em Lisboa; e 31 mil e 43 mil euros no Porto. No caso de um engenheiro de gabinete técnico o salário varia entre 22 500€ e 30 mil euros para Lisboa, e entre 15 mil e 25 mil euros para o Porto. A função de responsável de gabinete técnico pode auferir um salário entre 28 e 35 mil euros em Lisboa, e 24 e 35 mil euros no Porto.

«Actualmente os perfis de engenharia têm todos muita procura e de acordo com a nossa consultoria, distribuiria esta procura em 25% manutenção, 25% engenheiros de processo, 20% supervisores de produção e a restante percentagem distribuída pelas áreas de qualidade, logística e produto. Desde Novembro de 2016 a procura quase duplicou, fazendo aumentar também os salários em cerca de 15%», afirma o consultor sénior da Michael Page Engineering & Property no Porto, João Santos.

No último ano, a procura de engenheiros aumentou e as organizações querem principalmente engenheiros de manutenção, de processo, de qualidade, engenheiros electrotécnicos, de mecânica, industrial, bem como voltam a procurar engenheiros civis para o sector da construção, acabado de renascer e a apostar nas áreas de reabilitação e construção de edifícios.

você pode gostar também
Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo