Estes processos disciplinares foram instaurados na sexta-feira e confirmados hoje pelo director do gabinete de Comunicação do Ministério do Interior, Mateus Rodrigues, tendo resultado de denúncias públicas e foram detectados no município de Belas e no Kilamba Kiaxi.

Mateus Rodrigues, citado pela Angop, explicou que dois dos envolvidos foram surpreendidos em flagrante a receber dinheiro em operações na área do trânsito e por agressão a uma criança, sendo o terceiro, um inspector, por alegadamente ter arrombado a porta de um apartamento na Centralidade do Kilamba.

Tal como a polícia tem vindo a fazer, Mateus Rodrigues reiterou a importância de os cidadãos perceberem a importância de denunciar estas e outras situações como forma de ajudar a colocar um ponto final na actuação incorrecta de alguns elementos da polícia.

Recorde-se que o novo comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Alfredo Mingas “Panda”, após ter tomado posse do cargo, lançou um veemente apelo a todos os elementos das forças policiais para que optem pela desvinculação se não tiverem condições para viver apenas com o seu salário, recorrendo a extorsão de dinheiro dos cidadãos por caus da farda que envergam.