Now Reading:
Mensalidade variam de 47 mil kwanzas a  72 mil nos centros infantis das centralidades em Luanda

Mensalidade variam de 47 mil kwanzas a  72 mil nos centros infantis das centralidades em Luanda

Os preços praticados pelos gestores dos centros infantis privados construídos com fundos do Estado das centralidades do KK 5000 e Vila Pacífica, nos municípios de Belas e Viana, província de Luanda, estão a criar descontentamentos nos cidadãos que defendem medidas urgentes com vista a regularização os mesmos (preços).

Numa ronda feita pela Angop, com base em denuncias de moradores nas referidas zonas, os preços praticados estão fora do alcance do cidadão e da tabela estabelecida pelo Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher e que deveria ser fiscalizado pelo Governo Provincial de Luanda (GPL).

Os preços praticados vão mensalmente de 47 mil kwanzas a  72 mil, e podem aumentar caso se regista atraso na entrada da criança no centro infantil entre  cinco, oito e dez mil kwanzas.

A tabela de preços oficial obrigatório, praticada nos centros infantis construídos pelo Estado e sob gestão de agentes privados é de 35 mil kwanzas, incluindo alimentação e material didáctico.

O encarregado de educação Jonas de Almeida Santos é de opinião  que a “normalização” dos preços deve constar da estratégia do Ministério da Acção Social e Família e Promoção da Mulher para ver melhorada  a assistência infantil em Angola.
Salintou que os preços ora praticados afasta muitas crianças destes centros, pelo facto dos pais ou encarregados de educação não terem capacidade financeira para suportar o ingresso.

“A educação pré-escolar enquanto parte das bases de educação e ensino requer na actualidade uma abordagem mais activa, efectiva e dinâmica”, declarou por sua parte a pedagoga Maria Inocência que considerou as creches e as escolas espaços privilegiados onde se desenvolvem os alicerces, habilidades sociais, psicomotoras e hábitos nutricionais.

Já o sociólogo Abel Chico Joaquim considera que se deve se facilitar a entrada das crianças nos centros infantis, pois o  subsistema de educação pré-escolar é de grande importância por ser o ponto de partida da preparação da mentalidade dos petizes para os níveis subsequentes.

Em sua opinião, os preços devem ser praticados de acordo com o salário mínimo nacional para que todos possam ter acesso aos vários serviços sociais.

Contactada pela Angop, a ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Vitória Correia da Conceição,  garantiu que uma comissão foi já criada para averiguar os factos, e caso seja constatada a cobrança exorbitante os centros infantis serão suspensos , tendo admitido a hipótese da rescisão dos contratos.

Os centros infantis construídos nas centralidades prestam  serviços aos moradores e outras comunidades residentes nos arredores.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo