Now Reading:
Isabel dos Santos utilizou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

Isabel dos Santos utilizou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária Isabel dos Santos utilizou dinheiro da maior operadora angolana Unitel SA para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando assim a NOS. Foram mais de 300 milhões de euros.

De acordo com o Público, que avança com a notícia, durante o ano de 2012 a filha do ex-presidente angolano — que é presidente do conselho de administração da Unitel SA– investiu 177,8 milhões de euros na Zon Multimédia. No verão de 2013, foram mais 145 milhões para a fusão entre a Zon e a Optimus. Recorde-se que o controlo da NOS é dividido entre a Sonae e Isabel dos Santos.

No total, entre maio de 2012 e agosto de 2013, Isabel dos Santos fez sete empréstimos a dez anos para investir não só em Portugal como em Cabo Verde — 29 milhões de euros para a adquirir capital na T+ (atualmente Unitel T+) — e São Tomé e Príncipe — outros 6,7 milhões euros para a criação da Unitel STP. Empréstimos cujo valor total rondam os 360 milhões de euros e que foram feitos à sociedade Jadeium, controlada por Isabel dos Santos, e que atualmente se chama Unitel International Holdings.

Para a Unitel SA, “todos os empréstimos e transacções financeiras são legítimos e legais e reflectidos nos relatórios de contas da Unitel e encontram-se devidamente auditados pelo auditor externo PwC”. O Público tentou ainda contactar a empresária para perceber se estes empréstimos já foram pagos, mas sem sucesso.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo