Gasolina e gasóleo comercializados a 700 AKZ em Benguela

A província de Benguela está mergulhada numas maiores crises de combustíveis que se tem memória, numa altura em que a população prepara a celebração do natal e da passagem de ano novo. Não há quase combustível em nenhum posto de abastecimento. O pouco que aparece é disputado por automobilistas e populares.

Muitos são obrigados a pernoitar nos postos de abastecimentos. Há quem esteja retido em Benguela, como são os casos de camionistas que estão em transito para Luanda ou para outros pontos do país. O desespero é total. Não há uma luz no fundo do túnel para sanar o problema a curto prazo.

Nesse cenário, o mercado informal vê uma oportunidade de ouro para inflacionar os preços. Por exemplo, o litro da gasolina subiu quatro vezes mais do que o estabelecido oficialmente, estando a ser comercializado na fasquia máxima de 700 Kz no mercado informal, contra os 160 Kz tabelados pela Sonangol.

O gasóleo também está a ser negociado ao preço médio de 500 Kz no mercado paralelo, disse ao Pérola das Acácias Mário Jorge, residente na cidade do Lobito. O interlocutor explicou que no mercado informal o preço tem vindo a evoluir desde quinta-feira da semana passada, resultado da escassez de gasolina e gasóleo nas bombas de combustível.

 Os taxistas e mototaxistas não ficam de fora, vem na escassez uma chance de aumentarem o preço da corrida. Os pouco que ainda tem combustível dos movimentos que vão fazendo alterações da corrida. Por exemplo a corrida entre as cidades do Lobito está a custar aos bolsos dos consumidores 400 kwanzas. Os movimentos internos também se tornaram caros. Os mototaxistas passaram a cotar a corrida no valor mínimo de 200 kwanzas.

“Ninguém aguenta mais”, desabafam os automobilistas que fazem contas a vida.

Da parte das autoridades, há um silêncio quase total. A direcção regional da Sonangol não diz nada. O que se sabe é que a direcção geral da empresa pública de distribuição de combustíveis, assegurou em comunicado, divulgado no inicio desta semana, não haver rotura de estoque.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo