A habitual publicação semanal do relatório sobre os mercados monetário e cambial, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), em que se divulgam os montantes de divisas vendidos aos bancos comerciais, bem como as taxas de câmbio médias de referência de venda do dólar e do euro, não acontece desde 27 de Novembro.

Após as duas semanas primeiras semanas sem qualquer comunicação do banco central, o Novo Jornal Online contactou a instituição no sentido de tentar esclarecer se houve alguma alteração nos procedimentos.

Apesar de fonte da instituição ter garantido que existe apenas um atraso na divulgação da informação, a situação permanece inalterada duas semanas depois.

A única comunicação veiculada pelo BNA desde 27 de Novembro diz respeito à sessão do Comité de Política Monetária, que estava agendada para 22 de Dezembro e foi adiada para dia 28.

Segundo essa nota, a agenda de trabalhos do encontro, que terá acontecido ontem, incluiu “a análise da evolução dos indicadores macroeconómicos e análise dos mercados monetário e cambial, visando a formulação da política monetária de acordo com os seus objectivos e metas”.

Sobre os montantes de divisas comercializados, nem numa linha.

Isto mesmo depois de ter determinado, através da directiva n.º 07/2017, que iria passar a divulgar, por cada sessão de venda semanal de divisas, o valor disponibilizado a cada um dos bancos a operar no país.