A notícia, assim como ela acontece

O varão, o artista e o filho mistério. Quem são os 10 filhos de José Eduardo dos Santos?

Isabel dos Santos é a mais conhecida, mas não é a única. Entre os 10 filhos do ex-Presidente, há negócios com Portugal, muita música e até um filho-mistério. Quase todos beneficiam da fortuna do pai.

Isabel dos Santos, a mais rica

Nome. Isabel José dos Santos

Idade. 44 anos

Família. Casou em Luanda em 2002 com o colecionador de arte Sindika Dokolo, com quem tem quatro filhos

É a mulher mais rica de África. Nasceu em Baku (Azerbaijão, à altura União Soviética), onde José Eduardo dos Santos estudava Engenharia, e é filha do angolano e da modelo soviética Tatiana Kukanova. Com a nomeação do pai para o cargo de Presidente de Angola, Isabel ficaria a viver com a mãe em Londres, cidade onde acabou por terminar os estudos em Engenharia (como o pai), mas também em Gestão de Empresas. Com 24 anos, foi para Angola.

O que diz de si própria. Em abril deste ano, deu uma entrevista à BBC onde disse que o facto de ser filha do Presidente angolano lhe traz privilégios, mas também “preconceito”. “Essa coisa de filha do Presidente é um mito”, disse.

O que dizem dela. A revista Forbes chamou-a “A menina do papá”; o El País “Rainha de África”.

A primeira empresa. Discoteca Miami Beach Club em Luanda, aberta em 1996.

Negócios em Angola. Comprou a Unitel (empresa de telecomunicações) e o Banco de Fomento de Angola. Atualmente, Isabel dos Santos é também acionista do Banco BIC. E a sua influência no país estende-se a outras áreas, como os hipermercados Candando, a hidroelétrica Niara Power ou até a Cruz Vermelha, de cujo ramo angolano é presidente. Inaugurou esta semana a fábrica de cervejas Luandina, da qual é proprietária com o marido.

Negócios em Portugal. Para além do BIC Português, tem participações na Galp e controla a operadora de telecomunicações NOS. A operação mais recente em solo nacional foi a compra de 65% da Efacec, em parceria com a empresa estatal angolana ENDE, de distribuição de eletricidade. Em 2015, o jornal i estimava que o seu investimento em Portugal já ultrapassava os dois mil milhões de euros.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. No final dos anos 90, entrou no negócio dos diamantes, com a sua empresa a beneficiar de um ajuste direto estatal para uma exploração em Camatué. De acordo com o jornal Expresso (disponível para assinantes), Isabel dos Santos terá acumulado um volume de contratos no valor de 6,7 mil milhões de euros com o Estado angolano — seja através de acordos para a construção de barragens (pela Niara Holdings), obras públicas (Urbinveste) ou de relacionamentos das suas empresas com a Sonangol. Isabel dos Santos foi nomeada administradora da petrolífera — e maior empresa estatal de Angola — em junho de 2016.

O que perdeu com João Lourenço. O cargo de presidente da Sonangol, do qual foi exonerada.

Filomeno dos Santos, o varão

Nome. José Filomeno dos Santos

Idade. 39 anos

Alcunha. Zenu

Família. É casado e tem três filhas

É o segundo filho de José Eduardo dos Santos, fruto da relação com Filomena Sousa, à altura secretária no Governo angolano. Nesse tempo, José Eduardo dos Santos era ministro das Relações Exteriores do Executivo de Agostinho Neto.

Aos 12 anos, de acordo com o jornal Expresso, Filomeno foi viver para Estocolmo com a mãe. Daí seguiriam mais tarde para Londres, tendo Zenu passado toda a adolescência fora de Angola. Foi também em Londres que prosseguiu os estudos: uma licenciatura em Engenharia Eletrónica e um mestrado em Finanças, tirados na Universidade de Westminster. Filomeno regressou a Angola em 2001.

Primeira empresa. Banco Kwanza Invest.

O que dizem dele. Segundo o Expresso, um relatório da agência Stratfor de 2010 — divulgado através da WikiLeaks — caracterizava Zenu como o filho de José Eduardo dos Santos com mais preocupações sociais. “Quando viaja até às províncias, ele faz uma avaliação crítica e rigorosa da situação, às vezes destacando uma certa lentidão ou má-fé das autoridades locais em fazerem o seu trabalho. No regresso partilha essas situações com o pai”, pode ler-se no relatório.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. Para além de mais de 5,3 mil milhões de euros concedidos através de diplomas presidenciais, de acordo com contas do jornal Expresso, em 2012 Filomeno foi sugerido por José Eduardo dos Santos para o cargo de administrador de um fundo soberano que viria a ser criado. No ano seguinte, quando tinha 35 anos, subiria a presidente desse mesmo Fundo, o que provocou uma série de críticas. “É na base do compromisso com a transparência e com as melhores práticas de governance que esta nomeação foi feita”, defendeu-se na altura ao Financial Times, acrescentando que seria melhor avaliarem a performance do Fundo do que “darem palpites sobre coisas que não aconteceram”. “A minha nomeação não tem nada a ver com uma campanha política de espécie alguma”, acrescentou à Reuters.

O Fundo acabaria por se ver envolto em polémica. Em 2016, foi mencionado nos Panama Papers como sendo um possível veículo para lavar dinheiro. Recentemente, voltou a ser apontado como estando possivelmente na origem de uma série de ilegalidades, nos Paradise Papers. Filomeno não se tem pronunciado sobre estas matérias. Na verdade, muito pouco se ouve publicamente da boca do filho varão de José Eduardo dos Santos, que em tempos foi apontado como possível sucessor político do pai.

O que perdeu com João Lourenço. A imprensa angolana avançava que Zenu ia demitir-se do fundo soberano, mas essas notícias foram, desmentidas. Para já, Zenu fica, mas há muitas indicações de que poderá ser exonerado.

Tchizé dos Santos, a política

Nome. Welwitschia dos Santos

Alcunha. Tchizé

Idade. 39 anos

Família. Casada com o engenheiro agrónomo português Hugo Pêgo. Tem um filho de 10 anos e uma filha de três.

Tchizé é a filha mais velha de José Eduardo e de Maria Luísa Abrantes.

O que diz de si própria. “Continuo a sonhar que um dia um Presidente de Angola me outorgará um certificado de mérito, uma comenda pelos serviços à pátria”

“Sou uma pessoa que não gosto de pertencer a grupos, não gosto, não tenho espírito de gangue, não tenho espírito de gueto, e tenho as minhas próprias ideias e defendo-as.”

“Querem-me sujar mas o povo me conhece.”

Negócios em Angola. É acionista da Semba Comunicações, produtora fundada pelo seu irmão mais novo, José Eduardo Paulino dos Santos. É acionista maioritária da diamantífera Di Oro.

Negócios em Portugal. É dona de 30% da empresa portuguesa Central de Frutas do Painho, da região do Cadaval, onde nasceu o seu marido, segundo revela o Jornal de Negócios. Atualmente, Tchizé está a ser investigada pelo Ministério Público português por suspeitas de branqueamento de capitais.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. Através da Semba, Tchizé sempre beneficiou de uma série de contratos públicos, através de campanhas de marketing e, sobretudo, da gestão da Televisão Pública de Angola (TPA). O Maka Angola estima que esses contratos, só em 2016, renderam cerca de 87 milhões de euros à empresa de Tchizé e do irmão. Para além disso, a sua diamantífera Di Oro recebeu no passado uma licença de prospeção inserida num consórcio, dada por decreto presidencial. A multinacional brasileira Odebrecht também fazia parte desse consórcio, de acordo com o site do jornalista Rafael Marques, Maka Angola.

O que perdeu com João Lourenço. Os contratos entre a Semba e o Estado angolano para a gestão da TPA Internacional e do Canal 2

Extravagância. Tchizé é a filha de José Eduardo dos Santos mais envolvida na política. De acordo com a própria, participou em acampamentos de pioneiros do MPLA desde os cinco anos de idade. Em 2008, foi eleita deputada, com 28 anos, e é atualmente membro do comité central do MPLA. É também presidente do Sport Luanda e Benfica.

José Paulino dos Santos, o artista

Nome. José Eduardo Paulino dos Santos

Alcunha. Coréon Dú

Idade. 33 anos

Família. Não é casado, nem tem filhos

É o segundo filho da relação de José Eduardo dos Santos com Maria Luísa Abrantes, e considera-se o artista da família. Viveu em Lisboa em casa dos avós, enquanto criança, numa tentativa da família de o afastar da Guerra Civil que ainda decorria em Angola, e viveu depois com a mãe nos Estados Unidos. Licenciou-se em Comunicação Social pela norte-americana Universidade de Loyola e prosseguiu os estudos em Londres, focando-se em Dança e Teatro. Regressou depois a Angola, onde prosseguiu a carreira de artista, com o nome de Coréon Dú.

O que diz de si próprio. “Infelizmente, para mim [ser filho de José Eduardo dos Santos] cria mais impedimentos do que abre portas, sobretudo por estar no ramo criativo. Acham que não tenho integridade artística ou que sou um socialite aborrecido em busca de algo.”

A primeira empresa. Semba Comunicação.

Negócios em Angola. A produtora Semba Comunicação, fundada em 2006, produtora responsável por sucessos como a novela Windeck (que foi transmitida em Portugal) e o documentário I Love Kuduro (que passou em Portugal, exibido no festival DocLisboa). É ainda acionista da Di Oro, a diamantífera da irmã Tchizé, com 10% de participação.

Negócios em Portugal. É sócio da Masemba (fruto de uma parceria entre a Semba e a produtora Até ao Fim do Mundo), que em 2013 comprou as revistas Lux, Lux Woman e Revista de Vinhos à Prisa. A Masemba chegou também a deter a revista Cristina, mas essa parceria chegou ao fim este ano.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. A Semba assinou uma série de contratos com o Estado angolano durante a presidência do pai de Coréon Dú, alguns para campanhas de marketing e, mais relevante, o contrato para gerir a TPA Internacional e o Canal2. O Maka Angola estima que só no ano passado os contratos com a TPA renderam à Semba cerca de 50 milhões de dólares.

O que perdeu com João Lourenço. O contrato assinado entre a Semba e o Estado angolano para gerir os canais da televisão pública.

Voltar ao índice

José Avelino dos Santos, o empresário dos plásticos

Nome. José Avelino Gourgel dos Santos

Alcunha. Joess

Idade. 29 anos

Família. Não se lhe conhece mulher ou filhos.

José Avelino é o único filho de José Eduardo dos Santos com Maria Bernarda Gourgel. Segundo o Maka Angola, também estudou no Reino Unido, na Universidade de Oxford Brookes.

A primeira empresa. Neosol Investimentos.

Negócios em Angola. Em 2016, a Neosol Investimentos tornou-se sócia da Angoplaste Limitada, de que José Avelino se tornou gerente em junho do mesmo ano.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. De acordo com o Maka Angola, a Angoplaste tem um contrato assinado com o Estado angolano em 2016 para a construção de uma fábrica de plásticos na China. Para além disso, o contrato prevê uma série de apoios estatais, definidos por decreto presidencial. De acordo com o Maka, trata-se de benefícios fiscais, como a “isenção do pagamento de Imposto Industrial por 3 anos” ou a “isenção de pagamento de Imposto de Sisa”.

O que perdeu com João Lourenço. Por enquanto, nada indica que o contrato da Angoplaste tenha sido revogado

Extravagância. É baterista na banda de rock Trinity Nova

Eduane Danilo dos Santos, o jovem do relógio de meio milhão

Nome. Eduane Danilo dos Santos

Idade. 26 anos

Família. Em setembro de 2016, a imprensa noticiou que iria ser pai de uma criança da companheira Brenda Costa, com quem mantém uma relação há seis anos.

Eduane foi o primeiro filho do casamento entre José Eduardo dos Santos e a antiga hospedeira Ana Paula dos Santos, sua atual mulher. De acordo com o Club-K, Danilo passou pelo Brooke House College, no Reino Unido, e estuda atualmente na Richmond University em Londres.

O que diz sobre si próprio. “Podemos às vezes não ser compreendidos de maneira correcta, e as nossas ações tiradas fora de contextos, e deturpadas, mas acreditem que do meu lado, de tudo faço para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos angolanos, e sempre com amor e respeito ao meu próximo.”

O que dizem sobre ele. “Eles parecem ser demasiado jovens para terem 500 mil euros”, disse o ator Will Smith, quando Eduane e a mulher subiram ao palco para levantar o relógio desse mesmo valor que compraram num leilão de caridade.

Negócios em Angola. É um dos acionistas maioritários do Banco Postal de Angola, constituído em setembro de 2016, de acordo com a Visão, em parceria com o amigo Ides Jackson Kussumua (filho do primeiro secretário do MPLA, João Baptista Kussumua), representados por duas sociedades — a EGM Capital e a C8 Capital.

O que ganhou com José Eduardo dos Santos. O Banco Postal de Angola, criado em setembro de 2016, é também propriedade do Estado, que detém metade da participação através do Ministério da Tecnologia, do Banco BCI e dos Correios de Angola. Está também ligado à empresa Switchcom, de telecomunicações, que estaria a tentar levar a Vodafone para Angola. Tem ainda 15% de participação no Deana Day Spa, que pertence à sua mãe.

Voltar ao índice

Joseana dos Santos, a girlsband

Nome. Joseana Lemos dos Santos

Idade. 23 anos

Família. Joseana é a segunda filha da relação de José Eduardo dos Santos com Ana Paula Santos. Casou-se em abril deste ano com Ricardo Abrantes (sobrinho da ex-companheira de José Eduardo dos Santos, Maria Luísa Abrantes) e está grávida do seu primeiro filho.

Negócios em Angola. Tem uma participação minoritária no Banco Postal de Angola e outra no Deana Day Spa

Extravagância. Faz parte da girlsband Black Fofas e partilha por vezes fotografias dos pais em redes sociais.

Voltar ao índice

Eduardo dos Santos

Nome. Eduardo Breno Lemos dos Santos.

Idade. 19 anos.

Família. É o terceiro filho da união entre José Eduardo dos Santos e Ana Paula Santos.

Negócios em Angola. Tem uma participação minoritária no Banco Postal de Angola e outra no Deana Day Spa.

Voltar ao índice

Houston dos Santos, accionista com 16 anos

Nome. Houston Lulendo Lemos dos Santos.

Idade. 16 anos.

Família. É o quarto filho da união entre José Eduardo dos Santos e Ana Paula Santos.

Negócios em Angola. Tem uma participação minoritária no Banco Postal de Angola com os irmãos.

Josias dos Santos, o filho-mistério

Nome. Josias dos Santos.

Família. No livro Segredos e Poder do Dinheiro, do português Filipe S. Fernandes, Josias é mencionado como filho de José Eduardo dos Santos e “Eduarda, conhecida por Dadinha”. Em 2009, o Club-K garantia que Josias era à altura estudante numa universidade inglesa, o que não destoaria do percurso da maioria dos seus filhos. Não se sabe mais nada dele.

você pode gostar também
Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo