A notícia, assim como ela acontece

José Eduardo dos Santos deixou negócios de 12 mil milhões de euros aos filhos

O montante diz respeito a negócios das firmas onde têm ações ou que estão ligadas a sócios que sempre os acompanharam.

O antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos assinou decretos que geraram negócios de 14,2 mil milhões de dólares (cerca de 12,05 mil milhões de euros) nas empresas que os seus filhos controlam, desde 2006. O montante, que diz respeito a negócios das firmas onde têm ações ou que estão ligadas a sócios que sempre os acompanharam, foi apurado por uma investigação do semanário Expresso aos documentos oficiais do governo angolano, divulgada este sábado.

De acordo com o jornal, os contratos começaram a ser mais a partir de 2015, no entanto, muitos dos negócios atribuídos à família do ex-chefe de Estado – José Filomeno, Isabel dos Santos, José Eduardo Paulino, Welwitschia, Sindica Dokolo ou Hugo André Nobre Pêgo – não têm um valor de referência concreto.

A liderar o volume de negócios familiares, atribuídos pelos decretos e despachos presidenciais, está Isabel dos Santos, somando 7,9 mil milhões de dólares (aproximadamente 6,7 mil milhões de euros), conforme explícita o semanário na última edição.

No início da semana, o presidente angolano, João Lourenço, ordenou ao Ministério da Comunicação Social a retirada da gestão do segundo canal da Televisão Pública de Angola (TPA) à empresa Semba Comunicação, de dois filhos do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Segundo a nota assinada pelo novo ministro da Comunicação Social, João Melo, estes canais “devem retornar ou passar para a esfera jurídica da TPA”. A Semba Comunicação tem como sócios os irmãos Welwitshea ‘Tchizé’ e José Paulino dos Santos ‘Coreon Du’, filhos do ex-chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, que deixou o poder em setembro, ao fim de 38 anos.

A informação foi divulgada no mesmo dia em que o presidente angolano, que assumiu o poder a 26 de setembro, exonerou do cargo de presidente do conselho de administração da petrolífera estatal Sonangol a filha mais velha de José Eduardo dos Santos, a empresária Isabel dos Santos.

você pode gostar também
Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo