Do PDIC à Assembleia Nacional. O salto de Davoka

Talvez nem mesmo ele estivesse à espera deste salto, que tem pelo meio uma brevíssima passagem pelo governo de Benguela. Um dos suplentes da lista de candidatos do Mpla, Davoka vai ao parlamento – tomou posse hoje – por força das saídas de Isaac dos Anjos e Deolinda Valiangula, dois dos quatro deputados eleitos à primeira, mas chamados pelo Executivo.

Davoka é um dos influentes da comissão executiva do comité provincial do MPLA em Benguela, ocupando a pasta dos assuntos eleitorais e económicos. Foi secretário para informação, cargo que o catapultou para o espaço público.

Com mais de 30 anos militância no MPLA, Zacarias Davoka transformou-se num dos políticos mais influentes na província, saindo da posição de um político com pouca expressão, sem qualquer antecedente de relevo na vida política, para um líder carismático, com forte personalidade, foi o cargo de secretário para informação do comité provincial, que o trouxe a ribalta política da província, sendo até ao momento considerado, por muitos, como  melhor porta-voz na história do MPLA em Benguela. É comunicador por excelência, sempre disponível para estabelecer a ponte entre o MPLA e os jornalistas, isto independentemente do órgão em que pertence. Havia um espaço privilegiado de comunicação.  Davoka  rompia completamente com os de outras partes e cores políticas. É fácil identificar-se com ele.



Agora, assume uma nova responsabilidade, a de representar o povo na Casa das Leis. Um salto que pode abrir outras portas para alguém que se enquadra aos desafios dos novos tempos. É um activo do MPLA na Assembleia Nacional. Espera-se apenas que não seja um homem de palavras. Mas sim, transforme, em parceria com demais deputados, os discursos pró-povo em prática.


Quem é Davoka?


Zacarias Davoca é casado, tem 55 anos de idade, natural do Tchinjenje, província do Huambo.
Fez o ensino primário na Missão Católica de Kamela/Tchinjenje;

Ingressou nos Seminários da Catumbela e do Bom Pastor de Benguela (1976-1981). Frequentou o ensino médio no Instituto Médio de Educação do Lobitoensino Médio no INE/Lobito.
Fez licenciaturas em História (ISCED/ Benguela) e Direito (no Instituto Superior, Jean Piaget). Tem Plano curricular completo do Mestrado em ciências de Educação (Didática de Ensino Superior/ Universidade Agostinho Neto)
Actividade Laboral:

Passou pelo porto do Porto do Lobito, é actualmente Professor do II Ciclo, e Administrador não  do PDIC – Polo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela. Há mais três semanas foi nomeado Director do Gabinete de Inspeção do Governo Provincial de Benguela.

Percurso político:

Inicia a carreira política na JMPLA em 1982. Na organização juvenil do partido no poder exerceu diversas funções de direcção e de chefia. O mesmo aconteceu quando ascendeu ao comité provincial. É membro do Comité Central e é actualmente Secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo