A notícia, assim como ela acontece

Liliane morreu. Esta é a nova mulher mais rica do mundo

Herdeira da império do retalho Walmart, Alice Walton nunca teve um papel ativo na empresa. A arte tem sido, desde sempre, a sua grande paixão.

Com a morte da herdeira da gigante da cosmética L’Oreal, Liliane Bettencourt, o título de mulher mais rica do mundo passa agora para Alice Walton, herdeira do império do retalho Walmart.

Com um património líquido de 38,4 mil milhões de dólares, Alice nunca assumiu um papel ativo na empresa fundada pelo pai, em 1962. Depois de uma breve carreira na banca — fundou o seu próprio banco de investimentos, o Llama Company, em 1988 (que acabaria por fechar uma década depois) — Walton dedicou-se ao patronato das artes.

“Colecionar [obras de arte] tem sido uma alegria e uma parte tão importante da minha vida”, disse Walton, em 2011, à The New Yorker. Desde cedo que esta tem sido uma paixão de Alice. Aos dez anos, comprou o “Blue Nude” (1902) de Picasso com o dinheiro das mesadas que poupara, recorda a Business Insider.

Em 2011, a coleção de Walton, avaliada em 500 milhões de dólares, passou a estar exposta num museu próprio no Arkansas, o Crystal Bridges Museum. Em conjunto com os seus dois irmãos — Jim e Rob — Alice detém um património liquido de 101,5 mil milhões de dólares. As suas ações da Walmart são o seu principal bem.

Duas vezes divorciada, Alice não tem filhos. Já Liliane Bettencourt deixou uma única herdeira, Françoise Bettencourt Meyers. A morte da principal acionista da L’Oreal (Liliane detinha um terço das ações) trouxe incerteza quanto futuro da empresa e à sua ligação à suíça Nestlé, reporta a Reuters. Esta manhã, a empresa abriu a valorizar quase 7%, a maior subida em sete anos.

você pode gostar também
Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo