Ministra anuncia inscrições nas centralidades do Lobito e Baía Farta

A ministra do Urbanismo e Habitação, Branca do Espírito Santo, anunciou, hoje (terça-feira), no município do Lobito, província de Benguela, que as inscrições para as centralidades do Lobito e Baía Farta estão previstas para o mês de Agosto próximo.

De acordo com a governante, que falava no final da visita de dois dias à província, para o Luongo (Catumbela) somente a partir de Setembro é que estarão disponibilizadas e se iniciarão as inscrições.

No Lobito o início das inscrições será para a entrega gradual das casas, uma vez que das três mil habitações apenas estarão disponibilizadas, numa primeira fase, 500 habitações, indicou.

Quanto à Baía Farta, referiu, das mil habitações, na primeira fase serão disponibilizadas 200, com inscrições previstas a partir do mês de Agosto, estando neste momento em todas as centralidades a concluir-se as obras de acessos, drenagens pluvial e a regularização do rio Pima.

Esclareceu que o termo “soluções provisórias” domina-se pelo facto de que assim que estejam concluídas estas obras é possível pelo menos uma parte da população habitar, enquanto se está a concluir a solução definitiva para meados de 2018.

“A questão de alternativas tinha a ver com a falta de recursos financeiros, e tínhamos que resolver o assunto da estação de tratamento de água residuais (ETARs) que são obras que levam o seu tempo, uma vez que estamos às portas da entrega das habitações, foi encontrado soluções provisórias já que as ETARs serão concluídas em 2018”, explicou.

Por seu lado, o porta-voz da Imogestin, Mário Guerra, informou que as infra-estruturas externas, habitações e equipamentos sociais já estão prontos desde o ano passado, o problema coloca-se nas infra-estruturas externas, nomeadamente, o fornecimento de energia eléctrica, água, drenagem de águas pluviais e residuais.

Salientou que, o ministério de Urbanismo e Habitação está a efectuar uma visita conjunta com a Imogestin, para saber do estado de execução das infra-estruturas que possam permitir a comercialização das habitações em tempo oportuno.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo