Namibe vira palco de treinamento de governadores, população pede explicações ao executivo!

A população da província do Namibe manifesta-se preocupada com o facto de a província ter-se tornado em local de treinamento de governadores na presente legislatura.

Desde 2012 que a província tem recebido figuras que chegam para a sua primeira experiência de governação. Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, depois de deixar a cadeira de Secretário para informação do Bureau Político do MPLA, foi o primeiro a ser nomeado governador do Namibe sem antes ter tido experiência semelhante. Falcão, chegou ao Namibe em 2012 em substituição do experiente Isaac dos Anjos.

Tão logo chegou a província do Namibe, Rui Falcão elegeu o combate a fome, ao lixo e aos problemas de energia e água, como dos desafios para sua governação. Ao que tudo indicava, o governador não se coibia com a equipa encontrada, pelo que, depois de uma série de ralhetes contra o que insistentemente foi chamando de letargia, o governante efetuou algumas remodelações, para o alcance dos objectivos. O destaque recai para João Guerra seu amigo pessoal, nomeado para o cargo de Administrador do Município do Namibe (hoje Moçâmedes). Na altura Rui Falcão dizia que com João Guerra conseguiria estancar os focos de lixo.

Mas, volvidos pouco mais de 4 anos, o governador chegou a reconhecer que o objectivo de combater o lixo tinha se frustrado, tendo responsabilizado a crise financeira pelo falhanço da meta.

Depois de Rui Falcão, há pouco mais de 2 meses para as eleições, o presidente da República José Eduardo dos Santos, nomeou mais um estreante na governação Carlos da Rocha Cruz, segundo Secretário Provincial do MPLA há alguns anos.

A população pede explicações do executivo sobre o facto de a província ter-se transformado em campo de treinamento para governadores. Para a população, o novo governador do Namibe, não terá tempo para corrigir as lacunas deixadas por Rui Falcão, enviado pera Benguela com o mesmo cargo.

PEDRO KAFIELE,  EM SEVIÇO ESPECIAL AO PÉROLA

 

você pode gostar também

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo