João Lourenço será “apeado” da defesa

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deverá em breve proceder à exoneração de João Lourenço do cargo de ministro da Defesa, para que este se dedique única e exclusivamente à campanha do MPLA nas eleições gerais/presidenciais de Agosto próximo.
Consta que o general Higino Carneiro é um dos nomes, dentre os vários candidatos, que assumirão o lugar, ao qual emerge o também general António Tavares, antigo presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda (CACL). Curiosamente, as duas personagens não se chupam, ao ponto de quase terem andado às turras…
Uma fonte bem informada revelou que José Tavares é uma carta fora do baralho, tendo o seu nome sido liminarmente riscado da lista dos potenciais candidatos ao cargo de ministro da Defesa.
A iminente exoneração de João Lourenço, cuja cabeça tem sido pedida há muito por alguns partidos da Oposição, com destaque para a UNITA, seria uma forma de conferir alguma transparência eleitoral ao processo, já que o candidato do MPLA às eleições de Agosto tem sido acusado de estar a tirar dividendos da sua condição de ministro da Defesa.
Além de JLo, a oposição e alguns membros da sociedade civil chegaram a pedir o afastamento de Bornito de Sousa, do cargo de ministro da Administração do Território (MAT), ele que é o candidato do seu partido a vice presidente da República.
Em alguns meios crê-se que o eventual afastamento do actual ministro da Defesa teria como um dos objectivos passar a ideia de uma alegada higienização do processo eleitoral, ainda que de forma extemporânea, como também serviria para JES reduzir a influência de JLo nos meios castrenses. «Com uma só cajadada, ele mataria dois coelhos», comentou a mesma fonte.
Na óptica da fonte, uma eventual saída de JLo do pelouro da Defesa poderia enquadrar-se na estratégia do alegado e polémico esvaziamento de competências ao futuro Chefe de Estado e comandante em chefe das Forças Armadas que, à luz de um projecto-lei na forja, teria os seus poderes limitados para afastar altas figuras castrenses.

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo