Fazenda Utalala: capital nacional do gado de 9 a 11 de deste mês em Benguela

Uma feira do gado, a decorrer de 9 a 11 de deste mês na fazenda Utalala, no município do Cubal, 144 quilómetros a leste de da cidade de Benguela, vai marcar na província as celebrações do dia do criador de gado.

De acordo com o organizador do evento, Manuel Monteiro que falava em conferência de imprensa, a feira contará com pecuaristas das regiões centro, sul e norte do país, além de convidados, entre nacionais e estrangeiros, criadores, fazendeiros, turistas.



O empresário avançou ainda que, durante a feira, serão vendidos gados de toda a espécie, bem como a mesma servirá para demonstrar o resultado da inseminação artificial. Um procedimento que tem reduzido custos aos criadores. A titulo de exemplo, Nelito Monteiro afirma para além do melhoramento genético reduziu substancialmente os custos de reprodução de 150 mil dólares para 30 mil USD.

‘’Para que eu insemine cerca de trezentas fêmeas, o custo é de 30 mil dólares, quase 100 dólares por animal. Se eu arranjar toros para cobertura, mais ou menos 15, teria um custo efectivo de 150 mil dólares. Por aí vemos as vantagens’’, sustenta o empresário que é também presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Benguela.

António Monteiro, igualmente anfitrião da fazenda Utalala, acrescentou que serão ainda leiloadas mais de 150 cabeças de gado diverso, resultante deste processo, bem como realizadas palestras relacionadas com a vida pecuária no país.

“Vamos reflectir sobre o nosso potencial económico, o contributo da província de Benguela na economia do país no domínio pecuário”, frisou.

Garantiu que as condições de acomodação estão reunidas para acolher os criadores das províncias da Huíla, Namíbe, Cunene, Bié, Kuando-Kubango, Huambo, Kwanza-sul Kwanza Norte e Malanje que participarão do evento, para além de mais nove governadores.

você pode gostar também

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo