Chivukuvuku mantém esposa, irmão e sobrinho na lista de Deputados

Na lista de candidatos a deputados, divulgada pela primeira vez pelo Tribunal Constitucional, o nome da esposa que ocupa a posição número 26, carregava o sobrenome do jurista. Depois de ser acusado de nepotismo, Olga Vitumbo aparece apenas com o nome de solteira.

Lindo rasura nome da esposa. Abel mantém esposa, irmão e sobrinho na lista de Deputados

Terminou as 17 horas deste sábado  o prazo de reclamação sobre as candidaturas de Partidos Políticos e a Coligação de Partidos Políticos concorrentes às eleições Gerais de 2017, aprovadas pelo  Tribunal Constitucional.

As listas definitivas dos Partidos Políticos e Coligação de Partidos Políticos admitidos em Acórdãos dos juizes do TC para participarem do sufrágio do dia 23 de Agosto de 2017, já estão afixadas em vitrines do Palacio da Justiça, e publicadas no site do referido tribunal.

Se as listas são definitivas, não havendo mais espaço para alteração, por que razão, a esposa, irmão e o sobrinho de Abel Chivukuvuku mantêm-se na lista de candidatos a deputados, quando a semana passada dizia-se que Abel Chivukuvuku cedeu a pressão da sociedade e tinha decidido retirar o nome da esposa?

Na lista definitiva aprovada pelo Tribunal Constitucional e divulgada nesta sexta-feira, Maria Victoria Ferreira Chivukuvuku, a esposa, é número 9, Américo Kolonha Chivucuvucu, o irmão,  número 15, enquanto Samuel Pedro Catumbela Chivukuvuku, o sobrinho, ocupa a posição nº 45.

A presença da esposa e dos dois parentes de Chivukuvuku na lista, chegou a causar um grande debate nas redes sociais. Alguns cidadãos consideram a atitude, como um acto inquestionavel de nepotismo. Outros, acham que a CASA-CE está a fazer a mesma coisa que muitas vezes criticou ao MPLA.

O Correio da Kianda indagou algumas figuras que rodeiam Abel Chivukuvuku. Queriamos saber, se o líder da Coligação teve mesmo intenção de retirar o nome da esposa ou simplesmente ignorou a opinião pública.

A resposta de uma fonte em especial que preferiu manter o anonimato, deixou-nos estarrecidos: A nossa fonte revela que Abel Chivukuvuku nunca teve intenção de retirar o nome da esposa, pois, na visão do líder da CASA-CE, Maria Chivukuvuku é militante da Coligação com quotas em dia e uma folha de serviço reconhecida por todos.

Lembramos que a lista de candidatos a deputados pela CASA-CE, é composta por vários membros da mesma familia. Destacando-se os Chivukuvukus com 4 membros, os Kerlan ligados Cesinanda Kerlan Narciso com 3 membros.

Diz-se também que grande parte dos presidentes de partidos que compõem a Coligação colocaram na referida lista as suas esposas. O caso mais conhecido é do vice presidente e porta-voz da coligação, Lindo Bernardo Tito. A esposa do jurista, Olga Vitumbo Sepisso, ocupa a posição 63, sendo que na lista divulgada nesta sexta pelo TC, o nome da Senhora aparece sem o sobrenome do jurista, quando na listas anteriores Olga Vitumbo carregava o nome do marido.

CORREIO DA KIANDA

Loading...
Input your search keywords and press Enter.

Com um gosto você fica por dentro de tudo