Cerca de 200 bovinos em leilão na feira do gado na fazenda Utalala

Cerca de 200 cabeças de gado bovino de todas as raças estarão em leilão na segunda edição da feira do criador de gado, que arranca hoje, sexta-feira, na fazenda Utalala, no município do Cubal, 150 quilómetros a leste da cidade de Benguela.

Em declarações à imprensa, o empresário agrícola Manuel Monteiro, organizador do evento, salientou que se trata de bovinos nascidos na fazenda Utalala, de que é proprietário, através do processo de cruzamento do boi nelore, de origem brasileira, com o gado tradicional.

O também presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Benguela disse ainda que o aperfeiçoamento genético bovino já é uma realidade para os criadores angolanos e, por isso, a feira vai demonstrar o resultado desse trabalho que tem impacto na redução dos custos aos profissionais da área.

Manuel Monteiro sublinhou as vantagens do melhoramento genético para os empresários do ramo da criação do gado, já que os custos de reprodução animal, por exemplo, reduziram de 150 mil dólares norte-americanos para USD 30 mil.

Para o promotor da feira do gado, o mercado dos leilões visa atrair outros intervenientes interessados em abraçar o sector da pecuária, que tem vindo a dar passos substanciais com o incentivo do Executivo.

O potencial económico da província de Benguela no ramo agro-pecuário vai dominar as atenções dos participantes, como explica a mesma fonte, destacando ainda a realização de palestras sob temas: “Que Futuro para a Pecuária de Angola”, “Inseminação Artificial” e “Resultado da Transferência de embriões na Fazenda Tchissola – K. Cahama”.

Com encerramento marcado para domingo, a feira, que visa celebrar o Dia do Criador de Gado, assinalado a 1 de Junho, contará com pecuaristas das regiões centro, sul e norte do país, criadores, fazendeiros, visitantes, além de convidados, entre nacionais e estrangeiros.

Segundo a organização, estão confirmadas presenças de mais de 50 criadores das províncias de Benguela, Huíla, Namíbe, Cunene, Bié, Cuando-Cubango, Huambo, Cuanza-Sul, Cuanza Norte e Malanje, para além de governadores provinciais.

você pode gostar também

Comentários

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo