Catumbela assinala 112 anos de existência

A comuna da Catumbela, província de Benguela, comemorou segunda-feira os seus 112 anos de existência, desde que ascendeu à categoria de vila, em 5 de Junho de 1905, em acto presidido pelo seu administrador local, Armindo Cassoma.

Falando no acto alusivo à data, o administrador comunal disse que, como resultados dos últimos sete anos, a localidade conta com 18 escolas, três das quais do I Ciclo, uma do II e as demais do ensino primário, contra 13 existentes há seis anos, aquando da elevação da vila à sede municipal.

Armindo Cassoma referiu que Catumbela foi, durante muitos anos, comuna do município do Lobito, mas após a sua desanexação, os serviços sociais têm conhecido alguma melhoria, no quadro dos programas que visam a aproximação dos serviços sociais à comunidade.

Assim, acrescentou, entre as 13 escolas então existentes na comuna, apenas uma foi do I Ciclo, sendo as demais do ensino primário, que difere da realidade actual em que três das 18 escolas existentes são do I ciclo e outra do II ciclo.

Segundo o administrador, o sector privado contribui também no desenvolvimento da comuna, com outras quatro escolas, das quais três do II Ciclo e uma do I, fazendo com que o sector albergue 14 mil 234 alunos, entre os 110 mil habitantes contabilizados pelo censo populacional.

Apontou como outra acção em execução, a implementação da campanha de massificação do registo civil e atribuição do Bilhete de Identidade aos cidadãos maiores e crianças, que teve início a 26 de Janeiro passado.

Em quase cinco meses, precisou, foram emitidos 578 bilhetes de identidade nas povoações do Luolo e Biopio da Açucareira, 445 cédulas para crianças das mesmas localidades e 874 Bilhetes de Identidade na sede da comuna (Vila da Catumbela).

Apontou como outros projectos, mesmo com a conjuntura económica actual, a pintura dos prédios a nível da zona urbana, com a participação dos munícipes, com vista a dar outra imagem à vila.

Participaram da cerimónia distintas entidades, com realce para os administradores das comunas da Gama, Biópio, Praia do Bebé (Catumbela), Monte Belo e Chila (Bocoio).

A vila da Catumbela é uma comuna e sede do município da Catumbela, na província de Benguela. O termo Catumbela é originário do nome de uma antiga entidade tradicional, o soba Quitumbela.

você pode gostar também

Comentários

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo