AGT cadastra mais de 700 contribuintes na FIB

Seiscentos e oitenta e cinco cidadãos, entre homens e mulheres, foram cadastrados com o número e cartão de contribuinte pela 4ª região da Administração Geral Tributária (AGT), durante os primeiros três dias da 7ª edição da FIB – Feira Internacional de Benguela, que decorreu de 17 a 21 de Maio, no Estádio Nacional da Ombaka.

hoje,segunda-feira, pelo chefe do gabinete de apoio ao director da 4ª região daquela instituição, Heitor Lunda António. O gestor disse que além do procedimento de registos, a AGT participou da 7ª edição da FIB com um pendor essencialmente informativo e educativo às personalidades/contribuintes individuais e colectivos, incentivando-as a aderir àquele sistema de identificação.

Realçou que o número de contribuinte, também conhecido como “NIF” – número de identificação fiscal”, habilita o cidadão a estabelecer relações entre si e outras entidades financeiras, mormente o Ministério das Finanças, ou entidades bancárias.

“A legislação própria dá ao cidadão o direito de inscrever-se na base de dados da AGT, de modo gratuito, cujo registo só lhe confere a possibilidade de obtenção do número de identificação do contribuinte, em papel “A4”, devendo sempre o respectivo cartão ser obtido a contra pagamento de Akz500”, disse.

Referiu que foi preciso sensibilizar os cidadãos, informando que mesmo ao nível das repartições fiscais, os serviços do número de identificação fiscal são grátis, mas a obtenção do cartão custa 500 kwanzas.

Sem avançar o número total de contribuintes na província, disse que o número de cadastrados subiu de 185 do primeiro dia para 205 no segundo e 295 no terceiro, não sendo contabilizados os números do quarto e quinto dias.

Além do registo de contribuintes, a AGT promoveu ainda palestras.

você pode gostar também

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo