Convocadas eleições regionais e para a Assembleia Constituinte

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) convocou, na terça-feira, as eleições de governadores, autarcas e conselhos legislativos, para 10 de dezembro deste ano.

Por outro lado, o CNE prevê realizar, até finais de julho, as eleições para os integrantes da Assembleia Constituinte, solicitada pelo Presidente Nicolás Maduro.

O anúncio foi feito pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, durante uma conferência de imprensa em Caracas, na qual explicou que aquele organismo recebeu o decreto presidencial com as bases para a proposta da Assembleia Constituinte.

A 01 de maio, o Presidente Nicolás Maduro convocou os venezuelanos para elegerem uma Assembleia Nacional Constituinte cidadã para, segundo justificou, preservar a paz e a estabilidade do país, incluir um novo sistema económico, segurança, diplomacia e identidade cultural.

Nicolás Maduro defendeu que como parte das suas “atribuições constitucionais” está a reforma do Estado venezuelano, modificar a ordem jurídica, permitindo redigir uma nova Constituição.

A convocatória intensificou as manifestações a favor e contra o Presidente Nicolás Maduro, que ocorrem diariamente desde 01 de abril e durante as quais já morreram, pelo menos, 50 pessoas.

 

você pode gostar também

Comentários

Loading...

Com um gosto você fica por dentro de tudo