Obama ordena “revisão completa” das eleições por causa da Rússia

Posted on Dezembro 10, 2016, 11:58 am
FavoriteLoadingAdd to favorites 51 secs

O ainda presidente dos EUA, Barack Obama, declarou, esta sexta-feira, que pretende analisar o resultado das últimas eleições depois das suspeitas da intervenção de um hacker russo.

“Podemos estar a passar por um novo limiar e temos de ser nós a fazer o balanço do que está a acontecer. Devemos fazer uma revisão, desenvolver estratégias futuras, para entender o que aconteceu, para, daí, tirar algumas lições”, disse Lisa Monaco, conselheira de Barack Obama, para questões de contraterrorismo e segurança interna.

Em outubro, responsáveis do departamento de segurança interna dos EUA acusaram a Rússia de ter pirateado as plataformas do Comité Nacional Democrata e de outras organizações políticas, para interferir nas eleições.

No início da semana, estas mesmas acusações foram reiteradas. Num comunicado a que a NBC teve acesso, o departamento de segurança disse estar confiante de que o governo russo ordenou a invasão dos emails de várias pessoas e instituições”, incluindo políticos norte-americanos. “Acreditamos que apenas um alto responsável russo poderia ter autorizado este tipo de atividade”, podia ler-se no comunicado.

Os responsáveis do partido democrata já apelaram a Barack Obama para divulgar mais informação relacionada com os alegados ataques informáticos por parte da Rússia.

Deixe seu comentario