Benguela: Cooperativa recebe tractor para mecanização agrícola

Posted on Julho 24, 2016, 1:09 pm
FavoriteLoadingAdd to favorites 4 mins
Os associados da Cooperativa de Produção agrícola dos Ex- militares das Fapla na povoação da Chimboa, município da Ganda, província de Benguela, beneficiaram sábado de um tractor com respectivas alfaias, para o reforço da capacidade produtiva na região.

[separator]

Durante acto de entrega, o delegado provincial da Associação de Apoio aos Combatentes das Ex-fapla em Benguela (Ascofa), António Tchinhama dos Santos, defendeu maior rendimento e uma participação activa dos associados no processo produtivo, para a diversificação da economia.

Para António Tchinhama, a sua agremiação tem como prioridade o desenvolvimento da actividade agro-pecuária, cuja cooperativa agrícola com 200 hectares de terras, integra igual número de associados e está apostada no cultivo de milho, feijão, massambala e hortícolas.

“No quadro do sistema de produção e dado a divisão feita, será criada uma certa sustentabilidade na vida das pessoas e sobretudo das famílias dos ex-combatentes das Fapla,  diminuindo assim as dificuldades que ainda enfermam o bem-estar social dos seus associados”, disse.

Acrescentou que durante a visita efectuada a cooperativa foi feito um levantamento das necessidades que se impõem, com base no plano de contingência recebida do seu corpo directivo da associação, de modo a colocar a disposição dos associados todos os imputeis indispensáveis para sua reinserção e relançamento da próxima campanha agrícola.

O ainda oficial superior das FAA, garantiu uma participação activa da cooperativa agro- pecuária das Fapla naquilo que são o seu objecto social, urgindo a necessidade da replanificação de meios então alocados aos associados para a obtenção de rendimentos esperados.

Salientou que a Ascofa controla actualmente na província 14 mil e 523 associados, parte destes reintegrados em actividades sócio-produtivas em que muitos oficiais reformados beneficiam de uma pensão na Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas.

Segundo Tchinhama dos Santos, comparativamente aos períodos anteriores existe diferenças significativas na melhoria das suas condições de vida, dada iniciativa criadora dos próprios associados.

Para Tchinhama Santos, a agricultura constitui um dos sectores que pode contribuir grandemente no aspecto da integração sócio – económico dos ex- militares, sendo muito útil e extremamente importante na distribuição de tractores as cooperativas criadas pela Ascofa.

Com mais esse tractor entregue, a cooperativa agro-pecuária da Chimboa tem agora dois meios para mecanização agrícola e duas moto bombas, no âmbito da reintegração sócio-produtiva da Ex-fapla.

A delegação visitante da Ascofa integrada por 30 membros, percorreu demoradamente o campo agrícola da Chimboa, no quadro do programa comemorativo do seu 42º aniversário da criação das Ex-fapla, em 1 de Agosto, visando acompanhar e constatar as reais dificuldades que os associados vivem.

Integaram a comitiva o delegado provincial da Caixa de Segurança Social em Benguela, brigadeiro Paulo da Chagas Rangel, e oficiais.

Deixe seu comentario

4 Responses to: Benguela: Cooperativa recebe tractor para mecanização agrícola

  1. Dezembro 22nd, 2016

    Pretty great post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to mention that I have truly enjoyed
    surfing around your weblog posts. After all I’ll be subscribing
    for your rss feed and I’m hoping you write again soon!