Nelito Monteiro deve deixar liderança da Associação dos Agricultores da Província de Benguela

Posted on Janeiro 12, 2016, 1:22 pm
FavoriteLoadingAdd to favorites 3 mins

O fim do mandato de Manuel Monteiro, actual presidente da Associação dos Agricultores da Província de Benguela e Presidente das Cooperativas Agrícolas da Província desde os primórdios do mandato de Dumilde Rangel, acontecerá nos próximos tempos. Na realidade são muitos anos a frente da presidência da Associação e os tempos são outros e exigem novos timoneiros. A eleição do novo inquilino está confusa, visto haver certa inercia na elaboração da agenda eleitoral. Aí deverá estar reflectida a influência das zonas com peso – Cuio, Dombe Grande, Caimbambo, Cubal, Benguela, Chongoroi e Canjala-Culango, nas quais se joga, em grande medida, a eleição do sucessor de Nelito Monteiro.

Até agora, tudo indica que os nomes mais fortes para liderar a Associação dos Agricultores da Província de Benguela, depois da saída de Manuel Monteiro Nelito Monteiro” serão Nito Guilherme, Tony Almeida, Manuel Calças, Raul Galvão, Dudu Galvão, António Crespo, António Figueiredo e seu filho, Albertino Oliveira e seus filhos Carlos Oliveira e Gil Oliveira.

Porém, há outros candidatos possíveis e outros nomes fortes com uma palavra a dizer neste processo.

As famílias acima citadas, Tó Figueiredo e Albertino Oliveira são agricultores natos. E, no estilo incisivo que lhes são atribuídos por muitos, disseram alto e bom som, num encontro entre agricultores, diante de todos, que a agricultura na província de Benguela tem que mudar a favor do desenvolvimento do país.

As famílias Figueiredo e Albertino Oliveira têm, de resto, sido elogiados por todos os agricultores da Associação em causa, pelo desempenho que têm tido no campo. E também lhes reconheceram méritos e tom moderados, quando foi preciso afinar posições entre agricultores com as mais diversas opiniões sobre o rumo da agricultura como a base do desenvolvimento da economia angolana. No fundo, como notou um ilustre agricultor da praça de Benguela, devido aos “maus resultados, falta de defesa e pouco desempenho”, um sector da Associação dos Agricultores quer afastar Nelito Monteiro da liderança e da possibilidade de protagonizar nova corrida eleitoral. Neste cenário, os olhos de muitos agricultores virar-se-ão para presidente da Associação, António Crespo, Tó Figueiredo ou Albertino Oliveira.       

No entanto, Nelito Monteiro, conhecedor das suas disponibilidades, segundo fontes bem informadas têm vindo a insinuar que não se recandidatará, certo de ter concluído a sua missão.

Parabéns Nelito Monteiro!…

Francisco Rasgado

Jornal ChelaPress

Deixe seu comentario

5 Responses to: Nelito Monteiro deve deixar liderança da Associação dos Agricultores da Província de Benguela

  1. Dezembro 23rd, 2016

    What’s up, this weekend is good in support of me, as this point in time i am reading
    this impressive educational paragraph here at my residence.