Angola tem de pagar USD 390 milhões à Namíbia

Posted on Dezembro 02, 2015, 11:04 am
FavoriteLoadingAdd to favorites 2 mins

O Banco Nacional de Angola (BNA) tem de pagar USD 390 milhões à Namíbia por causa dos Kz 32 mil milhões que estão nos cofres do banco central daquele país (BoN, na sigla em inglês), informa o jornal The Namibian.

O anúncio do governador do BoN, Ipumbu Shiimi, chega quase quatro meses depois da implementação de um acordo de facilitação do câmbio, que visava favorecer as comunidades e os turistas nas zonas fronteiriças de Oshikango e Santa Clara, mas que está suspenso por 19 dias, a partir de hoje.

De acordo com Shiimi, o BoN viu uma enorme quantia de kwanzas entrar no país apesar das medidas tomadas após a assinatura do acordo.

Para já, Angola tem de pagar USD 20 milhões ao BoN, o equivalente a 282 milhões de dólares namibianos, o que levou os dois países a repensarem o acordo.

“O governo angolano está disposto a pagar USD 20 milhões por trimestre”, afirmou Shiimi, acrescentando que não tem motivos para acreditar que o BNA não irá saldar a dívida.

A primeira decisão tomada no âmbito da reavaliação do acordo é que a partir de 21 de Dezembro só em Santa Clara será possível trocar a moeda, Oshikango deixa de ter locais autorizados para fazer o câmbio.

É a segunda vez que os responsáveis são obrigados a discutir o acordo de facilitação do câmbio. Em Julho, um mês antes da sua implementação, o BoN estabeleceu um limite de Kz 500 mil por dia para quem estivesse interessado em fazer a troca da moeda.

A decisão veio depois de os bancos perceberem que enormes quantidades de kwanzas estavam a entrar na Namíbia, pressionando as reservas angolanas.

Deixe seu comentario